Arredores

     
    


  
     RC - Patã Residence está idealmente localizado na típica vila piscatória de Olhos de Água a nascente de Albufeira.
     O nome “Olhos de Água” deriva de pequenas nascentes de água doce que brotam no mar, ao longo da praia na areia e rochas. Estes famosos “olheiros de água doce” deram o nome à vila. Um fenómeno de rara beleza e um importante ponto turístico. Na área existe uma piscina natural, um paraíso para todas as idades.
         A propriedade encontra-se nas proximidades dos principais locais turísticos da cidade, com uma paragem de autocarros a 100 metros (Patã de Baixo), praça de táxis e a estação de comboios de Albufeira (Albufeira - Ferreiras, Albufeira) a 7 km. É providenciado um serviço de transporte direto de e para o Aeroporto Internacional de Faro, localizado a 34 minutos de carro.
     Apenas a 5 minutos do campo de golfe do Pine Cliffs Golf and Country Club e Balaia Golf Village.

Pode consultar toda a informação sobre Albufeira em: http://atracoesdealbufeira.blogspot.pt/
     Em Vilamoura encontram-se os campos de golfe Victoria, Millennium, Laguna, Old Course, Pinhal, Vila Sol ...  Em Vilamoura encontra-se também a melhor Marina de Portugal e as ruínas romanas do Cerro da Vila.
     Também está perto do Serenity Spa (Pine Cliffs), Spa Villas d'Água, 2 Spa ao pé do mercado, campo de ténis (a cerca de 2km está a Academia de Ténis Annabel Croft) , pavilhão desportivo, pista de atletismo, o mercado, bares com música ao vivo, restaurantes típicos e alguns com take-away!
      Dentro de 10/15 minutos tem vários parques aquáticos para escolher (Aquashow, Aqualand, Slide & Splash ...).
     O maior shopping do Algarve, Algarve Shopping, está localizado a 10 minutos.
     Pode consultar o Guia/Agenda de eventos do Algarve em: http://bit.ly/1xkmfkE
Pode consultar a agenda de eventos de Albufeira em: http://albufeira.pt/agenda
Pode consultar a agenda de eventos de Loulé em: http://www.cm-loule.pt/pt/boletim.aspx

      Outros espetáculos, atrações e atividades também estão nas proximidades, tais como:
àKrazy World Zoo;
à Parque Aventura;
à FIESA (Festival Internacional de Esculturas na Areia);
à Minigolf;
àVisitas à adega do cantor Cliff Richard;
àCentro equestre (apenas a 2,5km de RC-Patã Residence);
à Praça de touros;
à Atividades aquáticas (cruzeiros com opção de churrasco na praia e circuito nas grutas), lancha, jet ski, gaivotas, banana, boias, canoagem, vela, windsurf, surf, pesca, mergulho, parasailing, esqui aquático, wakeboard, kitesurf, parapente, asa delta, pesca ...;
à Tours (passeios no Algarve, e também para o resto do país);
à Transferes e descontos (para golfe, restaurantes e atrações);
à Safaris, quads e karting;
à Pista de Atletismo;
àParque lúdico com circuito de manutenção
à O típico folclore;
à Fado;
àPasseio pedestre (encontra-se um circuito pedestre mesmo em frente da propriedade);
à Percurso de bicicleta;
àParque ambiental de Vilamoura, classificado como ZIA – Zona Importante para Aves pelos critérios da Birdlife International. Aí podem observar-se espécies raras com a Garça-Vermelha, Camão, Águia-Sapeira e outras mais comuns mas de grande interesse como a Garça-Real ou o pintassilgo. No parque Ambiental de Vilamoura são registadas cerca de 100 espécies diferentes de aves anualmente;
àOficina de artesanato "Tapete Mágico";
àVia Algarviana A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 300km, na sua maioria instalados na Serra Algarvia. Pretende-se que venha a fazer parte das Rotas Trans-Europeias, ligando-se ao E4 e ao E9
Mais informações em: http://www.viaalgarviana.org/  ;
àEcovia - As Ecovias do Algarve são um conjunto de rotas cicláveis, naturalmente vocacionadas para a utilização preferencial de bicicleta. Inserem-se num esquema director definido para o Algarve, esquema esse que é constituído por 4 eixos principais: Ecovia do Litoral, Ecovia do Guadiana, Ecovia da Costa Vicentina e Ecovia do Interior.
Mais informações em: http://www.ecoviasalgarve.org/.  

àÉ em Albufeira que se encontra o maior Palácio de Congressos do Algarve, mais informação em: http://bit.ly/1ARbSqR 



 à Para quem gosta de ambientes naturais, nada melhor que uma boa caminhada e a possibilidade de ser surpreendido com a peculiaridade de alguns lugares de extrema beleza. Para além das excelentes condições climatéricas, especialmente no final do Inverno e durante toda a Primavera, Albufeira oferece-lhe diversos cenários para passear como por exemplo a Praia da Falésia. Durante a preia-mar, o mar convida-o a excelentes caminhadas pela praia. 
Na Praia da Falésia (para visualizar a descrição clique aqui) pode caminhar tanto no areal, como no topo da falésia tendo sempre o mar como pano de fundo. Na zona das Açoteias existem também inúmeros trilhos e caminhos que convidam a uma caminhada ou a um passeio de bicicleta. Todas as manhãs, são muitos os que elegem esta zona como circuito de manutenção. Vistas deslumbrantes e condições excelentes para a prática desportiva que incluem também a Pista de Corta-Mato das Açoteias onde se realiza o mítico Cross das Amendoeiras em Flor.

à Para quem gosta de apreciar as aves a lagoa dos salgados é uma excelente opção. Visite para mais informações:  http://www.avesdeportugal.info/sitlagoasalg.html

à Diversos espectáculos, eventos, festivais, exposições e festas como a festa do pescador, festa da sardinha e de verão (ambas em Olhos de Água), festa do município, passagem de ano, beato Vicente de Albufeira, festival da cerveja, do rancho folclórico, santos populares, nª sra. orada, do polvo, exposição do vinho entre muitas outros. Sem esquecer a animação de época balnear que durante o verão na zona do largo engº Duarte Pacheco apresenta espectáculos de música, culturais e de animação para todas as idades e conta também com venda de artesanato e animação de rua.


Festas da Cidade
Ao longo do ano, são diversos os eventos de cariz popular que se realizam. As diversas festas de verão são organizadas pelas coletividades locais, clubes e associações, uns eventos são religiosos e em alguns a gastronomia típica é rainha! Aqui destacamos alguns que merecem uma visita

Festa do Frango da Guia - Frango da Guia é uma das mais afamadas e atrai à freguesia milhares de visitantes no 1.º fim de semana de agosto que, para além desta deliciosa especialidade, podem ainda desfrutar de um excelente programa de animação na Capital do Frango de Churrasco em Portugal


Festa de Nossa Senhora da Orada - A festa em honra da Nossa Senhora da Orada, no mês de agosto, é um dos momentos altos no que concerne às festas religiosas. Trata-se duma manifestação de profundo significado que se realiza há mais de 500 anos e que tem como principal momento uma bela e emotiva procissão de mar que envolve toda a cidade. 


Os festejos de verão englobam as Comemorações do Dia do Município a 20 de agosto, data que se celebra a atribuição da Carta de Foral à vila por D. Manuel I (20 de agosto de 1504). Esta comemoração tem conquistado, ano após ano, a admiração dos residentes e turistas e culmina com um magnífico concerto sinfónico com pirotecnia, na Praia dos Pescadores. 




Festa em honra de São Vicente de Albufeira. Desde a primeira realização desta festa, em 1965, Albufeira nunca mais deixou de prestar culto a São Vicente, no aniversário do seu martírio a 3 de setembro. 



As festas do pescador, no primeiro fim de semana de setembro, apresentam-se como uma divertida manifestação de cultura popular, com as típicas tasquinhas com petiscos e iguarias da cozinha tradicional.




A nível cultural, no concelho de Albufeira pode encontrar diversos monumentos:
à Marina de Albufeira;
àMiradouro; 
à Reserva Natural dos Salgados;
à Avenida dos Descobrimentos;
à Castelo de Paderne;
à Auditório Municipal;
à Câmara Municipal;
à Praia dos Pescadores;
à Largo Eng. Duarte Pacheco (Centro da Cidade Antiga) com os seus espetáculos ao vivo;
à Estádio Municipal de futebol;
à Piscinas municipais;
à Parque da Alfarrobeira;
à Centro Histórico;
à Museus (Arqueologia, Acordeão, Arte sacra...);
à Igrejas (Igreja Matriz, de S. Sebastião, de Sant'Ana, Ermida de N. Sra da Orada...) e Capelas (Capela da Misericórdia...);
à Estátua do Beato de S. Vicente, o beato de Albufeira;
à Torre do relógio;
à Arco da Igreja;
à Edifício da Antiga Albergaria;
à Muralhas do Castelo de Albufeira (Porta da Vila);
àJardim da esplanada Dr. Frutuoso da Silva;
àJardim municipal (no Montechoro); 
à Galeria de Arte Samora Barros;
à Inúmeras e belas rotundas;
à Rua da Oura - Strip (com os seus bares e discotecas);


      O nome Albufeira deriva de Albuhera que significa Castelo de Mar.
"A área actual do concelho de Albufeira encontra-se ocupada pelo homem pelo menos desde o ano 2000 a.C. Os Romanos deram-lhe a designação de Baltum, e os Árabes. que ocuparam em 716, denominaram-na Albuar e Albuhera («pelo mar», «lagoa»; segundo outros especialistas «castelo do oceano», donde provém o topónimo."


      O nome Algarve deriva de al garb que significa terra do por do sol. 

      A hospitalidade e simpatia caracterizam as pessoas. O centro do Algarve é  único e muito cosmopolita, procurado por turistas de todo o mundo. Há sempre algo especial para todos. Tudo isso e o melhor clima de Portugal (temperaturas amenas no Inverno e mais de 300 dias de sol por ano) torna este um destino fantástico durante todo o ano.
     Um destino de sonho que, uma vez visitado, se torna verdadeiramente inesquecível e inevitavelmente contagiante. Este é o encanto de Olhos de Água!

Algarve
Praias de areia branca banhadas pelo Atlântico, pitorescas aldeias piscatórias, colinas do interior com o seu modo de vida rural e vegetação selvagem e cidades e vilas que preservam ainda o legado de 5 séculos de ocupação árabe. Assim é o Algarve! Uma região que promete surpreendê-lo(a) o ano inteiro.

Terra de sol e mar, o Algarve ostenta orgulhosamente as suas rochas elevando-as como se de verdadeiras esculturas se trata-se, revelando-as numa exposição de fundo azul e dourado polvilhado de areias finas e quentes.      
O Algarve é verde nas suas paisagens fielmente refletidas nas águas límpidas do Guadiana habitadas por espécies verdadeiramente encantadoras que lhe dão vida e harmonia e de várias espécies cinegéticas que fazem as delícias dos caçadores e dos cães de caça barrocal.
E o Algarve é verde e laranja, amarelo e vermelho nas suas culturas, tonalidades frescas reveladas principalmente nos seus pomares de laranjas e nos seus campos de morangos suculentos e generosos.







O Algarve é ainda branco, branco das amendoeiras em flor, verdadeiro esplendor da natureza, e branco na sua arquitetura que é também bordada a azul numa simbiose perfeita com a paisagem natural que a molda com um sol generoso e quase sempre presente.


 
Terra rica em património histórico, cultural e religioso pelas influências dos povos que no Algarve encontraram a sua casa, o Algarve tem, como expoente máximo um equilíbrio perfeito entre Antiguidade e Modernidade.




Sempre numa roda-viva, num corridinho de alegria, musica e vitalidade, o povo algarvio é um povo que tempera a sua gastronomia Património da Humanidade com o sal do mar e o produto da terra enriquecido com um azeite dourado. O Algarve é, assim, uma terra de aromas sem fim.

à Gastronomia do Algarve
     As refeições básicas são compostas por peixe, carne, vegetais e fruta. Apesar das águas portuguesas serem ricas em peixe, o bacalhau, frequentemente importado, é considerado o prato nacional. Por altura do Natal, enquanto noutros países se come perú, em Portugal come-se bacalhau cozido, temperado com azeite e acompanhado com batatas, couves e grão cozido.     
     Não deixe de se deliciar com a gastronomia algarvia que inclui maravilhas como a Açorda à Algarvia, os Bifes de Atum com Tomate, a Massada de Lingueirão, a Cataplana de Peixes Mistos à Algarvia ou a Carne de Porco com Amêijoas e com vinho regional a acompanhar.
     A rica e variada gastronomia é também um dos cartões de visita do Algarve, juntando receitas da zona costeira e das regiões do interior.
     Terra de pescadores virada para o mar, o Algarve é apenas um dos muitos paraísos gastronómicos portugueses dedicado aos que apreciam peixe e marisco.
     Todas as manhãs chegam barcos com peixe acabadinho de pescar que é, depois, sabiamente preparado pelos algarvios nos muitos restaurantes espalhados um pouco por todo o lado. Alguns dos pratos mais populares são as sopas de peixe, o arroz de polvo, búzios com feijão, o guisado de peixe e a açorda de marisco. Deliciosos!     O interior conta-nos uma história com hortas, rebanhos de ovelhas alimentadas pelas verdes montanhas e o cheiro de flores selvagens. Desde as favas à galinha com cerejas e ao guisado de grão, todos os pratos do interior têm um sabor caracteristicamente rural.
     No entanto, o primeiro lugar no pódium da gastronomia algarvia vai para a doçaria. Entre as inúmeras tentações, encontra o doce de Albufeira (Farrobito), os Dom Rodrigos, os Morgadinhos, os figos e muitas outras especialidades feitas de amêndoa, mel e doce de figo. A tradição destes doces data da Era das Descobertas e teve a sua origem nos conventos, razão pela qual estes doces são também designados doces conventuais. Também os licores regionais são muito procurados com destaque para o Licor de Medronho.

Bom apetite!


Palavras chave: RC-Patã Residence, Férias, Albufeira, Algarve, Jardim, Piscina,  Arredores, Gastronomia, Festas, Eventos, Olhos de Água, Falésia, Praia, Monumentos, Cultura, Laranjas, Amendoeiras, Clima, Sol, Caminhar, Areia, Sol, Marina, Folclore, Medronho, Figo, Farrobito, Frango da Guia,  Castelo, Strip, Golfe, http://atracoesdealbufeira.blogspot.pt/.